sábado, 26 de março de 2011

Amônia Quaternária

Qndo abrimos o hotel, a primeira dúvida foi "O que usar para desinfetar mesmo um canil?"... não aceitamos mto as opniões de desinfetantes, detergentes.. essas coisas são para limpeza de casa sem animais! Faz mto mal a eles coitados... Estávamos buscando algo que "limpasse" os canis não só da sujeira.. mas de doenças, bactérias.. essas coisas...

Aí um amigo me falou da Amonia Quaternária... qndo li sobre ela achei perfeita! Ela acaba com tudo, inclusive giárdia, cinomose... é perfeita! Tem vários produtos de limpeza, próprios para ambientes que tem animais (como clínicas, pet shop, etc), que possuem a amônia quaternária e que vc pode usar em casa! Afinal é cheiroso e protegerá seu cão.. pois na rua há várias doenças e vc pode levar mta coisa ruim pra casa!

É um pouco caro os produtos... mas vale a pena pois vc usa mto pouco já que ele pode ser diluído em água em uma quantidade mínina.. é daquelas típicas coisas caras, mas que rende!

Esse Herbalvet da Ouro Fino é o que mais gostamos e é o que usamos aqui na Dog Walker. O cheiro dele é maravilhoso!!!
Só que como somos neuróticas com essas coisas (pq nosso canil não só é limpo com a amônia como tb passamos vassoura de fogo neles), decidimos comprar a amônia quaternária pura e também temos um cliente (nosso amado Jimmy Choo) que é um Bull Terrier e sofre com alergias que são comuns da raça.. mas como ele tem tb alergia a produto de limpeza e como os donos nunca haviam experimentado um produto como o HerbalVet, somente a amônia quaternária mesmo, ficamos com receio de usar e dar alergia tadinho... mas aí foi uma novela!

Em JF vc não acha a Amônia Quaternária pura! Na verdade mta gente nem sabe o que é!!! Fui em todas as agropecuárias de JF e nada... fui em farmácias e nada... e eu comecei a ficar desesperada qndo decidi perguntar a uma amiga minha que é enfermeira (e em hospitais se usa amônia quaternária tb) onde o povo de hospital consegue! Ela me deu a idéia de tentar em Farmácias de Manipulação humana.. então fui pro tel e comecei.. uma a uma... eu só ouvia "Que? Heim? Que isso?".. mas entre todas as ligações eu tive 3 respostas dignas de serem publicadas!

Eu: "Alô, boa tarde.. vcs têm Amônia Quaternária?"

As "melhores" respostas:

1 - "Não.. não temos.. não trabalhamos com homeopatia ainda..."
2 - "Não sei, posso ver.. mas vc quer em cápsulas ou em gotas?"
3 - "Amônia Paternária?"
"Não.. quaternária"
"Sim.. Paternária com P de pato né?"
"Não! QUA QUAternária"

Quem se sentiu um pato nessa fui eu hahahahah

Enfim, consegui na Anjos Arcanjos que fica na São João.. e consegui a de 50%! Pra casa pode ser a de 30%.. mas melhor mesmo é comprar o produto que citamos.. afinal tem cheirinho bom!!! (Pode ser outra marca.. tem mtos outros tão bons qnto e mais baratos.. só não tão cheiroso rs... num tô divulgando publicidade aqui.. é informação mesmo que acho que todo dono de um cão deve ter! A gente aqui tá pra isso!)

Enfim, após a saga da Amônia tudo se ajeitou.. Jimmy está do jeito que deve ser, em um canil que não o encherá de alergias, e finalmente achamos em JF um lugar a quem recorrer! UFA!!!

10 comentários:

Rodrigo disse...

O Vet+ Classe A, similar ou genérico do Herbalvet também é muito bom. Com quaternário de amônia na composição, tem o cheiro agradável e custo bem inferior ao concorrente. Façam o teste!

Ericka Melo disse...

Olá Rodrigo! Obrigada pela visita! Vou testar esse tb qndo o meu Herbalvet terminar!

Abs

Mar d Kão disse...

Por favor temos um canil, e tenho muita dificuldade de adquirir a amonia quartenaria pura que voce mencionou.. poderia me dar uma dica?? Sou do Rio grande do Sul e aqui só encontro o herbalvet, uso sempre é muito bom mesmo...mas fora a vassoura de fogo q ja utilizo, preciso encontrar a de 50 para eliminar cistos e ovos de giardia..por favor se souber onde eu encontro nome, telefone, e-mail..agradeço muito..
Parabéns pelo blog..adorei

Ericka Melo disse...

Olá! Vc está com o mesmo problema daqui da minha cidade (Juiz de Fora - MG)... a amônia quaternária que eu conheço pura e que é mto boa é essa http://www.chemitec.com.br/produto.php?PROCODIGO=4 (Quatermon da Chemitec)... aqui tb não acho.. só em BH e SP.. mas o engraçado é que nem pela net vende.
Vou te dar a dica do que eu fiz... se não achar essa Quatermon em lugar nenhum por aí pegue o nome dela, leve em Farmácias de Manipulação, explique o que é a amônia quaternária (as vezes falar Quaternário de Amônia dá uma diferença incrível rs) e pra que vc quer (pq eles nunca sabem pra que serve) aí vc pode dar a sorte que eu dei.. de um laboratório se interessar em fazer pra vc já que vc dando o nome, eles pesquisam na internet, verificam a fórmula e descobrem que não é nenhum bicho de 7 cabeças.

Boa sorte aí e nos conte se conseguiu!

Abs e obrigada pela visita!

Ericka Melo disse...

Ah.. se de tudo vc não achar e se o seu problema é a Giárdia, vc passando vassoura de fogo no canil resolve! Tb é bom lavar o canil com água fervente, depois passando o Herbalvet nada segura!

O bom da amônia quaternária pura para quem tem canil no caso de giárdia é o seguinte: se vc pegar 5ml da de 30% e colocar em 10 litros de água a amônia vai "limpar" a água. Como a giárdia vem da água ou das fezes, o risco com a água vc não corre mais.

As fezes vc limpando sempre, jogando água fervente ou vassoura de fogo e passando algum produto como Herbalvet seu problema estará resolvido mesmo. Não há necessidade de ser a pura de 50%.. só em casos de cinomose ou em casos onde o animal tenha alergia a produto de limpeza.

Abs

paloma disse...

Hahahaha. Não sabia que o Jimmy dava tanto trabalho! Você podiam ter avisado que a gente levava!!! Bjs

Dog Walker JF disse...

Hahahahha trabalho nada! É ótimo descobrir as coisas com vcs e realmente eu não teria coragem de usar a Amônia cheirosinha sabendo que ele tem alergia.. não nos custava nada comprar a pura... seria fácil se a gente não estivesse em Juiz de Fora onde nem sabiam que existia ela pura rs... ou seja.. não é o Jimmy que dá trabalho.. é JF que é atrasadinho mesmo.. sempre! rs Bjs!

Anônimo disse...

Ola, muito útil esse artigo. Gostaria de uma orientação sobre a periodicidade de higienização. Estou começando a criação e tenho três animais. Por exemplo, poderia alternar Herbalvet, Amônia Pura? Uma higienização, lavar uma vez ao dia basta? Com que frequencia usar a vassoura de fogo? Uma vez na semana? Agua fervente, uma vez na semana? Essa diluição de amônia pura em água para o animal beber é seguro?

Dog Walker JF disse...

Ola. Nao precisa alternar. Use ou um, ou outro. A pura é só para cães com casos extremos de alergias. Aqui lavamos os canis apenas de manhã pois os cães passam o dia soltos. Nas áreas de recreação catamos cada coco e limpamos o xixi e no local borrifamos o Herbalvet. Usamos a vassoura apenas uma vez ao mês devido ao baixo perigo de infestaçao, mas borrifamos tudo semanalmente com triatox, q descobrimos ser melhor q o butox. A água fervente só qndo achamos carrapatos. Aí entra a vassoura tb. Já a diluicao para o cao beber tem q ver com um zootecnista pois apenas ouvimos dizer ser mto bom mas não fazemos pois nossa agua é mineral. Abs e valeu pela visita!

Anônimo disse...

Esse artigo me tranquilizou muito!!!!

Há 3 meses eu perdi um filhote de shihtzu com cinomose.
Desde então, uma vez por semana, eu limpo o apartamento com água sanitária e depois de seco ainda passo o produto erbalvet!!! Tb borrifo no tapete (chega a ficar umido), sofá e almofadas.
Decidi comprar um outro cachorro, filhote e da mesma raça...mas estava com muito medo de tirar a vida de um cãozinho lindo e saudável! Sei de sua procedência: é a primeira cria de sua mãe, tem pedigree e o melhor de tudo foi que consegui convencer a dona do filhote de me entregá-lo após as 3 doses da vacina (v10 da pfizer)!
Vocês veterinários, acham que estou no caminho certo? Que devo mesmo comprar esse filhote e ficar despreocupada com relaçao à doença (cinomose)?? Definitivamente, eu não teria condiçao emocional de passar por todo sofrimento que essa doença nos traz!
Grata pela atenção!
Espero alguma resposta de vcs...
Obrigada!