segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Proteja seu cão nos dias quentes!!!

Eles também precisam de cuidados especiais!

Ao contrário dos humanos, que regulam a temperatura corporal pelo suor, os animais possuem poucas glândulas sudoríparas. Nos cães, as trocas de calor são feitas pela boca e pelo focinho, portanto quanto mais quente, mais ofegante o animal pode ficar. No verão, é necessário duplicar a quantidade de água fornecida, que deve ser trocada várias vezes para permanecer sempre limpa e fresca. Outro fator a ser percebido é a perda de apetite nessa época, podendo ocasionar em perda de peso.

Na hora da caminhada, deixe que os cachorros comam e bebam quantidades moderadas pré e pós-exercício, para não correrem o risco de uma sofrer uma torção gástrica por ingestão. Importante destacar, como eles não usam calçados, não devem ser submetidos a caminhadas no asfalto ou na areia com temperaturas escaldantes, pois podem sofrer queimaduras nas patas.

Outra dica é abrigá-los à sombra para não causar hipertermia por exposição direta ao sol e ainda não deixá-los trancados no carro.

O calor aumenta também as infestações por pulgas e carrapatos. É necessário manter um controle eficaz com banhos semanais, no mínimo quinzenais. Manter as vacinas e vermifugação em dia é fundamental.

Nos passeios de carro, para evitar episódios de vômito durante a viagem de férias, recomenda-se não alimentá-los para percursos mais curtos e diminuir a ingestão de alimentos se o trajeto for mais prolongado. E não esquecer a água, jamais.

Abraços,

Equipe Dog Walker Juiz de Fora